0
0
0
s2sdefault

modelo nutricao familiar zambeziaPelo menos 180 famílias acabam de ser certificadas como modelo por cumprirem com os critérios estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), no quadro do programa de redução da desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos em Moçambique. O facto foi revelado, pelo director dos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Lugela, Inácio Tocova, após testemunhar a certificação de 66 famílias modelo na localidade de Namaria.

“A certificação é antecedida de uma pré - avaliação das famílias candidatas para aferir o nível de resposta aos padrões preconizados pelo Unicef”, afirmou.
Os padrões passam, necessariamente, pelo uso correcto da latrina; sistema manual de lavagem das mãos (tap - tap); possuir um recipiente para tratamento e conservação de água e cartão de saúde; aterro sanitário; uso de contraceptivos modernos, entre outros requisitos.

O programa, noticia a AIM, denominado Pec - Nutrição é desenvolvido em parceria com a Unicef, abrangendo, inicialmente, quatro dos vinte e dois distritos da Zambézia, designadamente Gurué, Lugela, Molumbo e Pebane.

In O país

0
0
0
s2sdefault