0
0
0
s2sdefault

espaco publico desenvolvimento criancaO município de Maputo em parceria com o programa das nações unidas para o assentamentos Humanos (UN-Habitat) e o fundo das nações unidas para a infância (UNICEF), lançaram, recentemente, o projecto “espaços públicos para crianças”, com o objectivo de contribuir no desenvolvimento das crianças no cotidiano nos seus bairros.

Chiara Tomaseli, falando na qualidade de especialista de desenvolvimento urbano UNHabitat, disse que o projecto tem por objectivo mapear e avaliar os espaços públicos que as crianças usam no dia-a-dia nos seus bairros, incluindo a percepção infantil sobre segurança e bem-estar na cidade.

“Com o projecto queremos melhorar os espaços públicos para o uso diário das crianças para ver quais são os espaços públicos que podem ser usados no dia-a-dia, e fazer uma avaliação destes espaços públicos através do próprio olhar infantil para ver se sentem seguras ou nao, e quais são os lugares que eles gostam de brincar e os espaços públicos que gostam de ter, para fazer as actividades físicas, culturais e desportivo”, disse Tomaseli.
Para Tomasali as actividades irão permitir criar um ambiente urbano mais adaptado as necessidades para as crianças desenvolveram as habilidades e se tornarem futuros adultos e cidadãos.


Tomaseli avançou que “o que nos leva a trabalhar nas zonas urbanas é porque já existem os espaços e nos bairros informais os espaços públicos são poucos. Temos que ter um pouco de cultura urbana, no sentido de analisar onde há espaços disponíveis para fazer intervenções. Para além da praça, as ruas e estradas são espaços públicos do dia-a-dia”.

In Magazine Independente

0
0
0
s2sdefault