0
0
0
s2sdefault

INAS alarga seu raio de actuacao na provincia de teteO instituto nacional de acção social (INAS), através da sua delegação no distrito de Moatize, esta a alargar o seu raio de acção com o mapeamento das camadas vulneráveis, com destaque para pessoas da terceira idade, crianças órfãs e mulheres chefes de famílias, com vista a sua abrangência nos programas de assistência social nos próximos anos.


Esta actividade abarca não só as comunidades do distrito de Moatize, mas também de Chiúta, Tsamgo, Doa e Mutarara, para que mais necessitados devidamente identificados sejam comtemplados brevemente na lista de beneficiários dos programas de subsídio social básico, apoio social directo e acção social produtiva.
Durante o primeiro semestre deste ano, o INAS distribuiu kits alimentares direcionados a 1176 pessoas, entre idosos e crianças órfãs e vulneráveis que não conseguem se deslocar aos postos de pagamento do subsídio social básico nos distritos de Moatize, Doa, Mutarara e Chiúta.


O delegado do INAS em Moatize, Aníbal Agostinho, que prestou esta informação disse que em 2015ª instituição distribui nestes distritos meios de compensação para pessoas portadores de deficiência físicas, constituídos por 10 triciclos, igual número de cadeiras de rodas e 20 muletas entre outros apoios.
Recentemente uma equipa de técnicos da instituição esteve em varias localidades dos distritos de Chiúta, Doa e Mutarara para operacionalização dos programas de assistência social as pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade absoluta.


``o Governo esta cada vez mais a desenhar e a imprimir uma dinâmica no programa de assistência social visando assegurar a assistência e a integração social das pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade como idosos, portadores de deficiência física e crianças órfãs e vulneráveis``, referiu Aníbal Agostinho, acrescentando que ao mesmo tempo estão a ser promovidas outras actividades como palestras de divulgação dos instrumentos legais que protegem os grupos- alvo como mulher, criança, pessoa idosa e pessoa portadora de deficiência.


O principal foco dos programas no distrito visa essencialmente estabelecer, com os governos locais, um plano conjunto para o melhor atendimento aos grupos-alvo para assegurar assistência e sua integração, assim como de programas de sensibilização contra os casamentos prematuros.
A prevenção e combate da violência contra a criança, incluindo o abuso sexual, uniões forcadas, raptos, trafico e exploração do trabalho infantil, são algumas das acções que o INAS esta a implementar, bem como a capacitação das associações de mulheres para o acesso aos recursos produtivos e gestão de pequenos negócios, promoção de feiras locais de vários produtos confecionados por mulheres. (In Noticias)

0
0
0
s2sdefault