0
0
0
s2sdefault

futebol de praiaUm dos objectivos preconizados na semana de P.S é advogar, divulgar e promover acções no âmbito da protecção social básica em prol das populações mais pobres e vulneráveis, sensibilizando e mobilizando a sociedade moçambicana para o seu envolvimento activo através da implementação de acções de assistência, solidariedade e de responsabilidade social.

É por via disso, que a PSCM-PS organizou o torneio de futebol de praia como forma de incutir a ideia de que com a prática do desporto é possível sensibilizar as populações-chave para a inclusão de grupos e pessoas marginalizadas e não só.

 

Assumimos aqui que a prática desportiva, tem a capacidade de melhorar as relações pessoais, a saúde e a qualidade de vida, contribuindo deste modo para o desenvolvimento da auto-estima, autocontrole e factores que interferem no bem-estar da pessoa e no convívio social.
É neste contexto, que no dia 15 de Dezembro do corrente ano, no âmbito da semana de protecção social, decorreu o torneio de futebol de praia denominado “futebol de praia em prol da inclusão social”.

 

 

futebol de praia 2O torneio de futebol de praia foi bastante concorrido não só pelas equipes que iriam disputar os jogas, mas também pelo público em geral que foi assistir. O público espectador saiu na ocasião bastante satisfeitos não só com o jogo, mas também com a mensagem que ia sendo passada em prol das camadas marginalizadas, aliás, alguns presentes afirmaram que saíram sensibilizados com o assunto.
O torneio contou com a presença de quatro equipes, nomeadamente as equipes de Parceiros internacionais de cooperação, Instituto Nacional de Acção Social (INAS)/Ministério do Género Criança e Acção Social (MGCAS), Jornalistas provenientes de diferentes províncias do país e a equipe das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s).

O primeiro jogo teve seu início por volta das 8:00 horas e foi disputado pelas equipes dos jornalistas e das OSC’s, tendo como vencedor a equipe das OSC’s. O segundo jogo foi levado acabo pelas equipes dos parceiros internacinal de cooperação e do INAS/MGCAS e, foi vencido pela segunda equipe, no caso o INAS/MGCAS.

 

futebol de praia 1Para definição do primeiro lugar, disputaram o jogo as equipes das OSC’s e INAS/MGCAS, tendo como vencedor a equipe das OSC’s. Os vencedores ficaram categorizados da seguinte maneira:
I. Primeiro lugar - equipe das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s).
II. Segundo lugar – equipe do INAS/MGCAS
III. Terceiro Lugar – equipe dos parceiros de cooperação
IV. Quarto lugar – equipe dos jornalistas.

No final do torneio os representantes da sociedade civil, dos parceiros de cooperação e do governo afirmaram que este evento teve importância singular na medida em que o jogo permitiu pôr vários intervenientes a disputar não um contra os outros, mais sim, um com os outros e que, pensando assim podemos nos engajar todos a favor dos grupos marginalizados, unindo sinergias e cooperando mutuamente para este fim.

 

0
0
0
s2sdefault