0
0
0
s2sdefault

ciclo debates 1Assistiu-se durante três dias do ciclo de debate um verdadeiro festival de partilha e troca de conhecimentos e experiencias, onde a protecção social era a atracão e dela falava-se nas mais variadas oportunidades. O primeiro dia foi caracterizado numa primeira fase pela abertura do ciclo de debates, onde o presidente do conselho de direcção da PSCM-PS foi incumbido a responsabilidade de abrir o evento.

Seguiu-se a intervenção de um beneficiário do programa subsídio social básico que veio das terras quentes da província de Tete para partilhar as suas experiências de ser beneficiário deste programa. Com a sua voz enrocada e um timbre que insinuava pouco conhecimento da língua Portuguesa, ele chamava a atenção dos presentes sobre os benefícios que este programa tem na vida dos visados e em particular na sua própria vida.

O Director Nacional de Acção social, Dr Moises Comiche em representação do Ministério do género criança e acção social, apresentou aos jornalistas presentes nesta sessão, os progressos e desafios da protecção social em Moçambique. Depois desta partilha, foi lançada discussão sobre a protecção social básica no pais e aí, ficou claro o entendimento que a classe jornalística tem sobre a protecção social e os as deficiências que este sector enfrenta.

Algumas organizações da sociedade civil e religiosas fizeram parte deste ciclo. Estas fizeram exposições do material que têm produzido, desde material artesanal até material de informação e comunicação como brochuras, panfletos etc, até produtos agrícolas que algumas associações produzem, foram expostos.

Este dia foi marcado igualmente com actividades lúdicas. Os presentes foram brindados com um grupo de dança tradicional que encandearam os olhos e ouvidos apurados daqueles que apreciam o bom roçar da timbila.

0
0
0
s2sdefault