0
0
0
s2sdefault

registo civil completPara celebrar a quinzena da criança, terá lugar na feira de Hulene, acções de sensibilização para reflexão sobre o cumprimento e implementação dos direitos da criança na família, comunidade e na sociedade em geral. O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, reconhecendo que o registo de nascimento é um dos primeiros direitos da criança, irá proceder o registo de cerca de 80 crianças órfãs e vulneráveis.


Haverá nas celebrações palestras sobre casamento prematuro e gravidez precoce, um dos problemas que afligem a criança moçambicana, principalmente nas zonas rurais.


Para Chance Briggs, Director geral da Save the Children em Moçambique, o início seguro para a protecção contra os males que acercam as crianças é garantindo que todas elas estejam devidamente registadas, permitindo que as entidades governamentais entre outras que trabalham em prol da criança possam melhor planificar e assegurar a sua assistência.


Moçambique comemora anualmente a Quinzena da Criança, que inicia no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança e estende-se até ao dia 16 de Junho, Dia da Criança Africana.


A quinzena da criança comemora-se sobre os lemas “vamos pôr ponto final aos casamentos prematuros!” e “não deixemos nenhuma criança fora do desenvolvimento de África!”.


In O País

0
0
0
s2sdefault