0
0
0
s2sdefault

Mozambique1Celebrou-se no passado dia 20 de Novembro o dia Internacional da Convenção Sobre os Direitos da Criança. A Convenção Sobre os Direitos da Criança é um documento adoptado pelas Nações Unidades em 1989 e ratificado por Moçambique em 1990, mas que entrou em vigor em 1994 quando o país rectificou o instrumento comprometendo-se deste modo a garantir os direitos de todas as crianças Moçambicanas, assegurando um bom início de vida, um crescimento saudável com acesso aos serviços básicos de educação, saúde, abastecimento de água potável, convivência familiar e comunitária e a participação em questões que lhes diz respeito.


Esta data celebra-se num período em que milhares de crianças continuam envolvidas e exploradas no trabalho infantil como o Garimpo, transporte de carga pesada por crianças menores de 15 anos. Estima-se que mais de um milhão de crianças estejam empregadas em sectores como agricultura familiar e comercial, caça, pesca, silvicultura e comércio.


As evidências apontam para a necessidade de concentração de acções que melhorem as percepções das famílias sobre os direitos da criança, ao mesmo tempo criar condições para o seu empoderamento económico e sensibilizá-las para o abandono de práticas culturais que afectam a sobrevivência e o desenvolvimento da criança

0
0
0
s2sdefault