0
0
0
s2sdefault

Idosos contra violação dos seus direitosLuísa Malate, de 70 anos de idade, e Rosa Albertina, de 63 anos, residem em bairros diferentes mas partilham uma história em comum. As duas idosas já foram vítimas de agressões físicas após serem acusadas de feitiçaria na família.


Luísa alega que tem sido vítima quase com frequência de violência verbal e psicológica pelo seu neto, que a’cusa de fazer feitiço para a esposa não conceber gravidez. Já Rosa Albertina foi agredida pelo filho no início deste ano e o caso foi parar à Polícia, mas depois retirou a queixa. Estes estão entre vários casos que acontecem um pouco por todo o país.


O Fórum da Terceira Idade que tem assistido os idosos maltratados nas famílias queixa-se de inoperância das autoridades na resolução dos problemas daquela faixa etária. Durante sua visita, ao centro de formação da Fundação Rizwan Adatia, instituição que apoia pessoas carenciadas incluindo idosos, a esposa do governador de Maputo, Regina Diomba, reconheceu os problemas e disse que o governo está buscar parcerias para minimizar as dificuldades desta camada social. Por sua vez, o patrono da fundação manifestou o compromisso da sua instituição em continuar apoiar aos carenciados no país.


Além de participar no debate sobre a situação dos idosos, a esposa do governador de Maputo visitou alguns projectos de apoio aos carenciados na fundação Rizwan Adatia, na Matola.

0
0
0
s2sdefault