0
0
0
s2sdefault

setsan e parceiros combatem a desnutricao cronicaO Secretariado Técnico da segurança alimentar e Nutricional (SETSAN) e parceiros que operam na província de Inhambane selaram um acordo visando unir forças para reduzir os índices de desnutrição crónica nesta província, passando de 31,7 por cento em 2013, para 20 por cento em 2020.


Este compromisso foi assumido num encontro realizado na cidade da Maxixi pela direção provincial da agricultura e segurança alimentar, com vista a traçar estratégias para redução da desnutrição crónica, que afecta milhares de crianças na província.

Em resposta ao apelo do Governo, a CARE Internacional e CCS, duas organizações não-governamentais que operam em Inhambane em diversas áreas, com destaque para a saúde e agricultura, comprometeram-se a juntar-se aos esforços do executivo na procura de melhores estratégias para salvar as crianças afectadas pela desnutrição crónica.

A directora provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, Filomena Maiopue, indicou que uma das prioridades para a redução da desnutrição cronica é aumentar a produção agrícola para disponibilizar comida diversificada para todos.

O segundo passo nesta componente, segundo Filomena Maiopue, é a divulgação de novas práticas alimentares, concretamente dar as crianças comidas com nutrientes necessários para prevenir este mal, nomeadamente papas de batata-doce de polpa alaranjada e mandioca, entre outras raízes e tubérculos.
Para os parceiros, um investimento na prevenção da desnutrição crónica significa produzir uma geração pensante, consciente e com autoestima, alem de que é a base da solução na luta conta a mortalidade infantil.

A responsável do SETSAN, Maria Elisabete, explicou no encontro que a desnutrição cronica é resultado de uma serie de condições estruturais desfavoráveis para uma comunidade, como a insegurança alimentar, baixo acesso a alimentos ricos em nutrientes, alta incidência da pobreza, desigualdade de género, entre outros.

Acrescentou que, actualmente, a causa mais comum da desnutrição crónica é a alimentação inadequada em quantidades e qualidades.
In Notícias

0
0
0
s2sdefault